quarta-feira, 30 de setembro de 2009

32 DIFERENCIAÇÃO DOS SEXOS


— Como se iniciou a diferenciação dos sexos?
— Os princípios espirituais, nos primórdios da organiza­ção planetária, traziam, na constituição que lhes era própria, a condição que poderemos nomear por “teor de força”, expres­sando qualidades predominantes ativas ou passivas. E entenden­do-se que a evolução é sempre sustentada pelas Inteligências Superiores, em movimentação ascendente, desde as primeiras horas da reprodução sexuada começou, sob a direção delas, a formação dos órgãos masculinos e femininos que cuhninaram morfologicamente nas províncias genésicas do homem e da mu­lher da atualidade.
Não podemos esquecer, porém, que o trabalho evolutivo no aperfeiçoamento fisiológico das criaturas terrestres ainda não foi terminado, prosseguindo, como é natural, no espaço e no tempo.
Quanto à perda dos característicos sexuais, estamos infor­mados de que ocorrerá, espontaneamente, quando as almas hu­manas tiverem assimilado todas as experiências necessárias à própria sublimação, rumando, após milênios de burilamento, para a situação angélica, em que o indivíduo deterá todas as qualidades nobres inerentes à masculinidade e à feminilidade, refletindo em si, nos degraus avançados da perfeição, a glória divina do Criador.
É imperioso reconhecer, contudo, que não podemos, ainda, em nossa posição evolutiva, formular qualquer pensamento concreto acerca da natureza e dos atributos dos Anjos, nem ajui­zar quanto ao sistema de relações que cultivam entre si.

Pedro Leopoldo, 1/6/58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário